Você já ouviu falar em nutrição de leads? A estratégia pode ser extremamente importante e valiosa para diversas empresas, em muitos ramos diferentes do mercado.
Caso você não conheça o termo, fique tranquilo, você está prestes a entender o que precisa saber sobre nutrição de leads, o que ela é, qual a sua importância para os negócios, seus impactos e como você pode investir para colocar essa estratégia em prática.
O que são leads
Antes de mais nada, precisamos voltar à definição do termo que compõe o nome da estratégia, leads. De forma geral, dizemos que os leads de um negócio são potenciais clientes, que demonstram interesse em produtos e serviços oferecidos por uma marca.
A partir do momento que um visitante de um site ou página de um negócio online estabelece um contato com uma companhia, preenchendo formulários ou deixando suas informações pessoais, demonstrando interesse em fechar negócio, dizemos que ele se tornou um lead.
O que é a nutrição de leads
Quanto à nutrição dos leads, dizemos que ela é um processo de acompanhamento e aproximação de potenciais clientes que estão em diferentes estágios de maturidade de compra.
O objetivo do processo é ajudar os leads a avançar no processo de tomada de decisão, oferecendo-lhes informações e recursos relevantes que possam ajudá-los a se aproximar da compra, ou seja, a nutrição faz parte do ato de transformar os leads em leads qualificados.
Todavia, o processo de nutrição de leads deve começar assim que um lead é gerado, fornecendo suas informações para contato ou baixando materiais das empresas, por exemplo.
Então esse cliente em potencial é adicionado a uma lista de nutrição e começa a receber informações e ofertas relevantes, de acordo com o seu perfil e interesses.
Vantagens da estratégia
São diversas as vantagens verificadas pela boa execução de estratégias de nutrição de leads, a seguir, listamos as principais delas, que podem ser extremamente relevantes para o seu negócio.
1 – Aumento da conversão de leads
A primeira vantagem pode parecer um pouco óbvia, afinal, é um dos principais objetivos da estratégia. A nutrição de leads ajuda a aproximar os potenciais clientes da compra, aumentando as chances de conversão.
2 – Melhora da qualidade dos leads
Assim como a vantagem anterior, a qualificação dos leads também é um dos objetivos da estratégia e se verifica como uma consequência, extremamente positiva.
Ao fornecer informações relevantes aos leads, é mais provável que eles se tornem qualificados e, portanto, mais propensos a comprar, se efetivando como clientes.
3 – Redução do custo de aquisição de clientes
O terceiro ponto, de certa forma, é consequência dos anteriores, afinal, a nutrição de leads pode ajudar a reduzir o custo de aquisição de clientes, uma vez que leva os leads a avançarem no processo de tomada de decisão de forma mais eficiente.
Além disso, quanto mais leads convertidos, maior o número de vendas efetuadas, e mais lucratividade para as companhias.
4 – Melhora da satisfação do cliente
Também podemos dizer que ao oferecer informações e recursos relevantes aos leads, as empresas podem aumentar a satisfação do cliente e criar relacionamentos mais próximos com os leads.
Os consumidores passam a entender que a sua companhia tem o que é preciso para satisfazer às suas necessidades, atender aquilo que eles procuram nos mercados, graças à qualidade do processo de nutrição, quando bem executado.
5 – Melhora do ROI do marketing
Cada vez mais as empresas tentam otimizar suas estratégias de marketing digital, a fim de obter os melhores resultados.
Investir em nutrição de leads pode ajudar a melhorar o retorno sobre o investimento (ROI) do marketing, uma vez que gera mais clientes, por custos menores.
Como colocar a nutrição de leads em prática
Para finalizar, listamos breves dicas que você pode começar a seguir na sua empresa, a fim de colocar a estratégia de nutrição de leads em prática o quanto antes, obtendo todos os resultados positivos desejados.
Os principais passos que você deve seguir são:
- Defina seu público-alvo;
- Crie conteúdo relevante;
- Utilize ferramentas de marketing automatizadas;
- Mapeie o ciclo de vida do lead;
- Meça os resultados e adapte a estratégia.
Ou seja, você começa estudando o seu público-alvo, criando as personas dos potenciais clientes de sua marca, baseado em características diversas, como idade, gênero, posição econômica, familiar, dentre outras.
Após isso, você deve investir fortemente na qualidade do conteúdo produzido, pois dessa forma a nutrição tende a ser mais eficiente, com materiais de fato relevantes aos seus leads.
Também é essencial definir quais serão as ferramentas responsáveis por disparar os materiais aos potenciais consumidores, como e-mails automáticos por exemplo, o chamado e-mail marketing.
Mapear o ciclo de vida do lead diz respeito a conseguir nutri-lo com eficiência durante todo o processo, desde o primeiro contato até a decisão de compra.
Por fim, lembre-se sempre de utilizar métricas para medir o sucesso da sua estratégia de nutrição de leads, como taxa de conversão, retorno sobre o investimento e outras métricas relevantes.
Quando os resultados forem diferentes dos desejados, você precisará fazer adaptações nas estratégias.
Deve ter ficado claro o que é nutrição de leads, quais os resultados obtidos através dessas estratégias e como você pode começar o processo de aplicação na sua empresa.
Ao seguir cuidadosamente o passo a passo acima, você pode ter mais conversões e conseguir melhores resultados na sua companhia.
Texto originalmente desenvolvido pela equipe Ideal Marketing, plataforma e blog que sua empresa precisa para gerenciar e entender muito mais sobre marketing em um só lugar.